5 dias de pedal
280 Km
4.630 mt
1
Esta expedição de cicloturismo no Vale Europeu proporciona uma experiência inigualável em meio à deslumbrante beleza cênica e ao rico patrimônio cultural da região. Pedale pelos sete trechos do Circuito Vale Europeu em cinco dias de pedal, com todo o conforto e segurança necessários para uma aventura inesquecível.
O ponto de encontro é na cidade de Timbó, o portal para o primeiro e mais tradicional Circuito de Cicloturismo do Brasil. E não é por menos, pois além de pedais desafiantes, o participante encontrará um povo receptivo, natureza exuberante, casas com jardins bem cuidados e uma cultura peculiar que mistura os hábitos de alemães e italianos que chegaram a partir do século XIX.
A jornada começa na parte baixa do circuito, onde a arquitetura e a gastronomia alemã encantam, e segue para a parte alta, repleta de cachoeiras e montanhas impressionantes. Cada trecho revela novas paisagens e experiências, desde vilarejos pitorescos até áreas naturais preservadas.
Venha vivenciar a magia do Vale Europeu sobre duas rodas, com todo o suporte e segurança necessários para uma experiência inesquecível.
Chegada dos participantes.
Hospedagem: Timbó Park Hotel
Distância a percorrer: 45 km - Elevação acumulada do dia: 510 metros
Saímos do hotel pedalando para a placa de início do circuito, e de lá em direção à Pomerode. Pedalamos por estradas de terra bem cuidadas até Pomerode, passando pela ponte coberta do Rio Ada e fazendo uma parada para banho se o clima estiver favorável. Após a curta, porém dura subida da Carolina chegamos à cidade mais alemã do Brasil pela Rota do Enxaimel.
Hospedagem: Pousada Max
Distância a percorrer: 67 km - Elevação acumulada do dia: 690 metros
O pedal começa atravessando o bairro Wunderwald, ainda em Pomerode. Muitas árvores sombreiam a estradinha estreita de terra que sobe lentamente. Um belo riacho acompanha toda a subida. No segundo trecho do pedal enfrentamos outra subida, desde vez sem a sombra das árvores. Mas outro riacho estará lá nos acompanhando. Ao passar por Indaial vamos atravessar o grande Rio Itajaí-açú e seguiremos margeando ele até a pequena cidade de Ascurra e de lá, poucos quilômetros depois, chegaremos ao nosso destino: Rodeio.
Hospedagem: Cama e Café Stolf
Distância a percorrer: 41 km - Elevação acumulada do dia: 1.120 metros
No quarto dia de pedal, enfrentamos a subida mais longa do circuito, logo no início do pedal: a Serra do Ipiranga. São 8,5 km que nos levam à parte alta do circuito. Mas não há motivo para desanimo, pois nessa subida fica o famoso e belíssimo Caminho dos Anjos. São mais de 60 estátuas de anjos espalhados ao longo da estrada e uma estátua do Cristo Redentor que te espera de braços abertos na metade da subida. No verão as hortênsias estão no auge e a estrada fica toda azul. Faremos, ainda, uma visita à única igreja do Brasil construída em técnica arquitetônica enxaimel.
Hospedagem: Bella Pousada
Distância a percorrer: 75 km - Elevação acumulada do dia: 1.640 metros
Saímos de Doutor Pedrinho subindo uma serra. Pedalamos o dia inteiro em meio a florestas, numa estradinha de terra estreita, isolados da civilização e com pouquíssima circulação de veículos. Visitamos a imponente Gruta Santo Antônio e os solteiros poderão fazer os seus pedidos. Após passar por um vilarejo, enfrentamos a segunda serra do dia. Na descida para Alto Cedros já avistamos seus grandes lagos. A segunda parte do pedal segue em direção a outra barragem, a de Palmeiras.
Hospedagem: Cabana Paraíso das Pedras.
A hospedagem não dispõe de suítes, tendo seus banheiros compartilhados. Na localidade de Palmeiras, não dispomos de hospedagens com suítes e escolhemos a Cabana Paraíso das Pedras porque a qualidade e carinho do atendimento, e a alimentação compensam a falta da suíte, oportunizando uma boa e diferenciada experiência com o grupo.
Distância a percorrer: 53 km - Elevação acumulada do dia: 670 metros
Tudo o que sobe, tem que descer. E nesse dia nos deliciamos com a maior descida do circuito: o Rio Milanês. Fique atento, pois serão 4 km de descida bem íngreme! A descida termina numa linda ponte coberta, sobre o turbulento rio dos Cedros. Mas não pense que você já pode relaxar... Deixamos para o final a subida mais inclinada no circuito: o temido Rio Cunha. São apenas 2 km de subida. Mas a inclinação é tão severa que serão 2 km inesquecíveis! Agora sim, você pode descansar, temos somente descida e plano até a cidade de Timbó. É permitido se emocionar ao cruzar a linda ponte do Complexo Turístico Jardim do Imigrante e ver a placa de FINAL do circuito. Parabéns, você conseguiu!
Hospedagem: Timbó Park Hotel.
Retorno.
Ainda não há avaliações.